sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Chocolate Lugano comemora 40 anos

A fábrica de chocolates Lugano foi fundada em 26 de Setembro de 1976 por Lauri Casagrande. Ele tinha como ideal trazer um sabor diferenciado e um cuidado especial na fabricação artesanal do chocolate, filosofia que é mantida até hoje. Lauri, de família tradicional de Gramado, sempre teve excelente prestígio pelas pessoas que o conheciam. Um homem determinado, sábio, tranquilo e de caráter admirável, considerado como um pai pelos colegas de trabalho.

O nome Lugano foi inspirado na cidade suíça de mesmo nome localizada no cantão italiano do país, além disto, foi uma homenagem à origem italiana do fundador Lauri Casagrande. A cidade é margeada pelo Lago Lugano, que também serviu de referência para a escolha do nome, em uma comparação com o Lago Negro de Gramado, um dos cartões postais da cidade. Na época a loja e a fábrica da empresa eram decoradas com bandeiras da Suíça.


Renaldo Henrique Schwingel, mais conhecido como Ronaldo, comprou a Lugano no dia 1º de abril de 1985 após encerrar uma longa trajetória de sucesso com frotas de ônibus na Empresa Floresta de Transportes Ltda. Na época, a empresa contava com apenas três funcionários e, apesar disto, teve seu crescimento e reconhecimento pelos consumidores em pouco tempo. Isto em razão do árduo trabalho, dedicação, superação e da constante busca pelo aperfeiçoamento do chocolate, crenças e ações que Ronaldo priorizava e transmitia aos colaboradores.

A Lugano começa a se expandir e em 1987 acontece a primeira transição da fábrica. A mudança - para a Avenida das Hortênsias - foi necessária porque a demanda aumentou e a fábrica começou a crescer. A produção neste período passou de 500Kg para 2 toneladas/mês e a empresa já contava com 12 funcionários. Na época -décadas de 80 e 90 - ninguém fabricava chocolate e sim transformava marcas tradicionais industrializadas. A Lugano se diferenciava pelo constante aprendizado e aperfeiçoamento de suas receitas exclusivas. Umas delas, por exemplo, misturava 70% de chocolate ao leite e 30% de meio amargo, o que dava um toque todo especial ao produto.


A mudança para fábrica atual aconteceu no dia 1º de junho em 1992. A infraestrutura no local foi aumentando gradativamente, mas no período, a fábrica – já com 15 funcionários - funcionava como um grande salão que foi ao poucos sendo modernizado. Um dos detalhes que chamava a atenção na época era a utilização de um computador. Lugano foi a primeira fábrica de chocolate da região a utilizar o revolucionário equipamento. As tradicionais barrinhas de chocolate sempre se destacaram no portfólio de produtos comercializados. No início, as caixinhas com 8 barras eram vendidas para as redes hoteleiras de Gramado e Porto Alegre que se destacam ao oferecer o produto neste exclusivo formato.  As barrinhas também eram adquiridas por companhias aéreas como a Varig e posteriormente, pela TAM.  Trata-se atualmente do produto mais vendido da Lugano, disponível em diversos sabores e embalagens.

Em 1994 a Lugano incorpora um importante diferencial em sua linha de produtos.  A empresa foi a primeira fábrica de chocolate a produzir ‘figuras’ de chocolate. A inspiração veio de uma viagem de negócios à França e Bélgica – pelo SEBRAE - e a aquisição de formas nos mais diversos formatos. Além de fazer as figuras, com pintura artesanal, a empresa investiu no detalhamento da embalagem como roupas e toucas para as figuras.


O ano de 1999 marca a criação de uma inovadora mudança no conceito de loja. Com a introdução da inédita prática do self service, a empresa registrou um aumento de 40% nas vendas.  Curiosamente, essa facilidade – e obviedade – de proporcionar aos clientes a possibilidade de escolher e manusear os produtos e a sua quantidade não era realizada até então. Até hoje em todas as lojas, é mantido a prática do self service, facilitando assim as escolhas.

Em 2001 a Lugano realiza um elevado investimento na aquisição da sua primeira máquina de fazer chocolate. O diferencial, também inédito na região, foi a capacidade de produzir o próprio chocolate. A intenção foi a de mudar tudo, aprimorar as receitas e passar a ter controle total na produção.  Nos derivados de cacau, por exemplo, as marcas industrializadas utilizam 25 a 27%, mais açúcar e leite em pó, entre outras compensações. Com a máquina própria a Lugano passou a utilizar 38%, a mesma quantidade dos fabricantes europeus. Foi o salto de qualidade da Lugano e do chocolate de Gramado.

A Lugano inaugura em 2002, a Loja da Fábrica – a primeira loja temática de chocolate do Brasil - com decoração diferenciada e lúdica, além de amplo estacionamento para atender grupos. O acontecimento também marca o surgimento do simpático mascote, batizado de Luguito. Sua gigantesca presença decora a entrada da loja e recepciona os visitantes. O mascote também marca presença nas lojas, fazendo questão de cumprimentar e abraçar a criançada.


Na sequência, em 2007, a Lugano inaugura a loja do condomínio Gramado Boulevard - a terceira em Gramado. Muito bem localizada na Av. Borges de Medeiros 2529, no centro da cidade, a loja aumentou a visibilidade da marca e tornou-se rapidamente uma referência para os turistas e comunidade. Infelizmente, o ano registrou também o falecimento de Renaldo Henrique Schwingel, aos 83 anos. Até uma semana antes, Renaldo trabalhou por livre e espontânea vontade na fábrica, sendo o setor de embalagens era o seu preferido.

No ano seguinte, em 2008, acontece a fundação da Rasen Bier. A legítima Cerveja de Gramado integra o Grupo de parceiros do Chocolate Lugano e oferece uma linha de produtos devidamente chancelada pela Reinheitsgebot, a renomada Lei de Pureza da Alemanha, de 1516. Contendo apenas quatro ingredientes: água, malte, lúpulo e levedura, o chopp e as cervejas da marca seguem fielmente essa tradição. A Rasen Bier tem capacidade instalada de 150.000litros/mês e conta com cervejaria própria, na Rua Cândido Godoy, 82.

O movimentado ano de 2013 marcou a inauguração da terceira e quarta lojas em Gramado, uma delas com mais de 200 metros quadrados localizada na avenida das Hortênsias, próximo à divisa com Canela e a outra no Snowland, o primeiro parque de neve indoor das Américas. Como se não bastasse a empresa também incorporou os Licores Aurich ao grupo de parceiros, agregando ao portfólio de produtos uma linha de licores com 7 opções, além de uma variedade de deliciosos bombons.

Vale destacar ainda a inauguração do espaço Le Chef Gourmet, dentro da loja do Gramado Boulevard. Dedicado à criação de produtos especiais, feitos ao gosto dos clientes, o Le Chef é onde o visitante pode “inventar” o seu próprio chocolate.  Ainda em 2013, a Lugano estabelece um projeto para expansão da marca e intensifica o licenciamento para lojas em todo o Brasil. Vale lembrar que o primeiro licenciamento ocorreu em 1985 e a Lugano conta atualmente com 15 lojas.

O Mundo de Chocolate, o primeiro e único parque de chocolate das Américas, acontece em 2015.  São mais de 200 peças esculpidas em chocolate maciço, distribuídas ao longo de um complexo de 3 mil metros quadrados. Destaque para a Torre Eiffel com 4,22 metros de altura, a mais alta do parque.  O Mundo de Chocolate conta também com uma mini fábrica do chocolate Lugano, cafeteria e a loja conceito da Lugano – a mais moderna do Grupo.

E eis que o Chocolate Lugano chegou aos seus 40 anos. Ao longo do período, a empresa alcançou uma linha de mais de 300 produtos produzidos, cerca de 500 itens para venda, 170 funcionários e capacidade para produção de 35 toneladas/mês.  Mas, em meio às comemorações, os planos para o futuro são vários.  Ainda em 2016 a Lugano vai lançar uma linha de barras com recheio. Segundo o diretor Enor Francisco Terres da Luz, mais conhecido como Chico da Lugano, “a certeza é continuar inovando e proporcionando as delícias que só a nossa fantástica fábrica de chocolates é capaz de realizar.”

Sobre o Chocolate Lugano:
Fundado no ano de 1976 em Gramado, o Chocolate Caseiro Lugano tem seu nome inspirado na cidade suíça de mesmo nome, localizada na fronteira com a Itália. Sua linha de produtos conta com mais de 300 itens, entre diversos tipos de barras, bombons, trufas, drágeas, ovos de Pascoa, chocolates personalizados, além de uma linha saudável, com chocolates 70% cacau, diet, light e sem lactose. A filosofia corporativa da Lugano busca oferecer o melhor chocolate artesanal do Brasil, sinônimo de excelência em sua qualidade com paladar incomparável. Aliando a tradição do chocolate caseiro de Gramado com a pureza do cacau, a Lugano expressa um delicioso e autêntico sabor.

Mais informações:
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