terça-feira, 9 de abril de 2013

Alpen Park é aventura com adrenalina

Recentemente estive no Alpen Park, em Canela/RS. Fui com meu cartão Imprensa Alpen Maníaca - é uma facilidade que o parque criou para nós da imprensa... aí podemos ir lá e curtir as novidades quando a agenda permitir. (informe-se com a Relações Públicas Samanta Vasques)

Vamos a experiência...
O acesso mais fácil é pela via que vai a São Francisco de Paula. Passe o Rissul, e 300 metros adiante está uma placa gigante, no alto, indicando o acesso à direita.
Na pracinha do Triângulo, vire a esquerda e siga sempre em frente.

Se você for de carro, não se distraia! As curvas são bem fechadas e exigem cuidado. Então, vá com calma e não comece a aventura antes da hora!


Cheguei cedo - eram 9h30min; como o dia se anunciava quente optei pelas primeiras horas da manhã.
Logo ao entrar no Alpen a gente se depara com uma grande atração. Eu diria: uma atração grande, de tirar o fôlego! Trata-se da Montanha Russa - que eles batizaram de Alpen Blizzard (foto acima); em três minutos se percorre 438 metros, chegando a uma altura de 15 metros e velocidade média de 55 km/h. Apesar da promessa de uma vista indescritível, sinto decepcioná-los... mas não encarei a aventura. Quem sabe na próxima.


Dirigi-me à atração que consagrou o Alpen Park - o Trenó. É quase uma montanha russa, só que a gente curte a natureza e controla a velocidade ... quer dizer, tem um momento que a gente perde o controle, se apavora e grita para o monitor: tô sem freio! E ele responde: é assim mesmo! (... xiii! acho que estraguei a surpresa!!)
Experimente mesmo assim! Subir e descer as montanhas de trenó, na carona ou 'pilotando', é emocionante!
Como diz a propaganda: são 900 metros de pura emoção!


Depois fui no Cinema 4D.
No Alpen Park está única sala de cinema com tecnologia 4D no país.
Voce pode escolher, pois passam intercaladamente Ilha Perdida e a Origem da Vida.

Sabe né, lá além do óculos para assistir a projeção em 3D, as poltronas simulam movimentos e efeitos sensoriais, há rajadas de vento e respingos d'água. Confesso que a razão sabe, mas a emoção aliada a imaginação faz a gente se transportar para o cenário; o corpo se desvia de árvores, galhos, animais peçonhentos ... o que vier. A gente grita, pula na cadeira, sua, fica até com aquela sensação de enjôo. O expectador, criança ou adulto, interage diretamente com o filme.


Também fui no Alpen Interactive - um simulador no formato de um videogame gigante. Ao entrar, o visitante recebe o óculos de lente polarizada que também permite ver a projeção em 3D; as cadeiras também se movimentam (e como movimentam!) e são sensoriais.
Eu participei do 'Fora da Lei'; o Xerife nos intimou a defender o povoado diante do ataque dos 'fora da lei'. A gente vai a cavalo atrás deles, passa por desfiladeiros, planícies desertas, minas... sempre atirando nos bandidos!
Atirando? Sim, pois é uma competição e cada participante tem uma contagem de pontos de acordo com seu desempenho durante a brincadeira e, no final, um ranking com os melhores é divulgado, inclusive com fotos dos participantes, que podem ser adquiridas no local. Eu fiquei em terceiro!!
A duração do jogo é de aproximadamente cinco minutos.

O Alpen Interactive oferece três jogos: “Fora da Lei”, que simula perseguições no velho oeste; a exploração submarina do “Safari no Fundo do Mar” e ainda “O Tesouro de Barba Negra”, que envolve o participante nas tradicionais batalhas de piratas.

Outra atração bem interessante é a Tirolesa (foto acima)


O simulador MiniRider não é uma atração nova, mas é uma opção para os dias de chuva. Trata-se de uma máquina que sincroniza movimentos com filme exibido na tela. Há quatro simulações para os passageiros: Mina Assombrada, Desafio no Gelo, Astro Canyon e Corrida Futurista. Ah! cabem no máximo duas pessoas, podendo ir apenas uma, exceto crianças de até 90 cm de altura que só podem entrar acompanhadas pelos pais.


Em meio a tantas atrações, se a fome bater não se preocupe.

O Alpen tem um café; você pode saborear sorvetes em dias quentes, por exemplo. Para os dias mais amenos eu indico o Brownie com Chocolate Quente - o chocolate é muito cremoso. Experimente!
Ah! tem pipoca também! A Gourmet PopCorn.



Você deve fazer uma visita ao Alpen Park! Não se preocupe com o clima, há atividades para dias de sol ou de chuva; pois como puderam acompanhar no relato, o parque tem diversas atrações indoor. Até mesmo a tirolesa pode ser feita em dias chuvosos, pois os visitantes recebem capas de chuva e o equipamento e os freios possuem cobertura.

AÇÕES RECENTES
- O Alpen proporcionou para seus colaboradores um treinamento com os Bombeiros. Foram14 participantes que receberam noções básicas de primeiros socorros e simulações de como proceder em caso de incêndios.
- O Alpen Park está investindo em qualificação profissional e melhorias no atendimento. Cerca de 30 colaboradores do Alpen Park participam do curso, realizado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e que oferece aulas de inglês e espanhol, voltados à capacitação dos profissionais dos setores de entretenimento e turismo no país.
- Além disso o o Alpen Park iniciará a implantação de novas placas de sinalização interna, as quais trarão informações sobre o parque com textos em português, inglês e espanhol.

AÇÕES SOCIAIS
- No dia 10 de abril o Alpen Park integra-se ao Dia Nacional da Alegria, momento em que o parque é aberto para crianças carentes, integrantes de instituições assistenciais não governamentais de suas respectivas regiões.

- O parque também se integra ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações.

ALPEN SCHOOL
É um programa voltado para receber instituições de ensino interessadas em proporcionar um passeio diferente e repleto de desafios aos estudantes. Eles colocam em prática seus conhecimentos, decifrando questões que envolvem raciocínio lógico, matemática e curiosidades; eles acabam utilizando diferentes materiais que são encontrados durante o trajeto na área verde do Alpen.
O Alpen School é dividido em dois tipos de programação: uma voltada aos alunos das séries iniciais e do Ensino Fundamental, e outra indicada para estudantes do Ensino Médio. Informe-se!


OUTRAS ATIVIDADES:

Arvorismo:

Circuito constituído por 8 passarelas de comprimentos diversos, fixadas em árvores (Eucalipto), com níveis de dificuldade variáveis. Possui sistema de segurança superior.
Quadriciclo: Trajeto em um pontilhão de 90 m de comprimento sobre um rio. Monitor sempre acompanha os participantes.


Rapel:
Torres com 15 metros de altura. Tem como características uma estrutura de madeira construída com postes de Eucalipto sobre uma base de concreto.


Escalada: O muro tem como características uma parede de chapas de madeira compensada afixadas em postes de Eucalipto tratados com 7,5 metros de altura e agarras de resina afixadas sobre as chapadas de madeira compensada.

Bungee Trampolin:
Atividade para os pequenos. As crianças voam até aprox. 4 metros de altura, seguras em elásticos e cordas.

Snapy Draw: a gente entra na maquina, tira uma foto e ela faz uma caricatura automática. É hilário!

Caricaturas... dispensa comentários! 

Tirolesa:
Circuito com percurso constituído por duas tirolesas ou cabos aéreos, dispostas em seqüência, de 190 metros de extensão e 17 metros de desnível entre lançamento e chegada.

Ah! Você pode comprar ingressos individuais ou pacotes. Há inclusive valores diferenciados para Pais & Filhos.

O horário de funcionamento do parque é das 9h às 18h.
O telefone para contato é (54) 3282 9752.
Mais informações pelo site www.alpenpark.com.br.