sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Cantina Pastasciutta

Hoje as relações pessoais e comerciais envolvem comida. E como bem afirma o cheff internacional Luciano Lunkes "celebramos nossas vidas ao redor da comida, este é o wave do momento". O Display Card entra nessa onda degustando o universo gastronômico de seus clientes, vivendo "o êxtase da pluralidade, a multiculturalidade do 'de-tudo-um-pouco'. Comportamo-nos, assim, como crianças de olhos gordos e bem arregalados que correm freneticamente de um lado para o outro em uma loja abarrotada de chocolates", escreve Lunkes.
Na verdade a idéia é provar um pouco de todos e recomendar... um a um.
Então, o que realmente importa é: Let’s just celebrate! Send in the food!!

Já recomendamos a Churrascaria Chama de do Fogo, e hoje compartilharemos a experiência na Cantina Pastasciutta, que desde 1981 serve delícias da gastronomia italiana.
Da abertura até hoje, quase nada mudou; há 30 anos prima-se em manter o padrão rigoroso em bem atender, a variedade e o sabor os pratos.
Hoje a casa é bem conceituada e conhecida nas redes sociais. Soube que 90% dos clientes já chegam sabendo o que querem experimentar, o que certamente significa que o 'boca a boca virtual' funciona!
A Pastasciutta é uma das cantinas mais antigas e mais movimentadas de Gramado. É também um dos clientes mais antigos do Display Card; é uma relação recíproca que tem como base a tradição dos serviços.

Mas... vamos a degustação e ao que nossos sentidos foram expostos!
O Universo de tentações inicia com um belo mostruário com 12 tipos de massa. Depois, Juliano Narciso - responsável pela casa na ausência do gerente Aguinaldo Macedo, trouxe um cardápio com sugestão de 20 molhos, lasanhas, canellonis, raviolis (de codorna ou salmão), carnes, sopas, frangos, risotos (de cogumelo ou codorna), Pernil de Cordeiro e sobremesas.
Se eu tivesse escolhido molho... teria optado pelo 'da Nona' - bolognesa, tomate seco, alho, cebola, salvia, manjerona, pimentões e tempero verde.
Mas preferi me entregar a Lasanha da Casa.
O que há no recheio??
Tudo de delicioso que você possa imaginar.
Mesmo que seu conjuge, ou alguém da família peça... é impossível repetir em casa! O segredo não é revelado pela 'dona Lúcia' (Ana Lúcia da Silva, que há 15 anos trabalha na cozinha da Cantina Pastasciutta).
Enquanto esperava o prato principal, degustei a entrada.
O pãozinho com molho de tomate seco e o de beringela... só de lembrar dá água na boca!
Depois a poletinha ... bem fritinha... permita-se misturar! (A polenta frita com os molhos fica bem também).

Entre uma 'dentada' e outra observe:
- A decoração. Ela remete o cliente a várias coisas que ouvimos sobre a tradição italiana. Atenha-se a criatividade... escorredores de massa viraram lustres; tarros de leite, lingüiças e salames são peças fundamentais na decoração. A bandeira da Itália está bem a vista! Os quadros apresentam regiões italianas; recortes emoldurados contam a história da casa.
O jogo americano conta, em poucas linhas, um pouco da história do vinho no mundo.
O que também chama a atenção é uma grande mesa, farta com queijos, pães, ervas, temperos e embutidos.
ah! e a música! uma seleção das mais conhecidas melodias italianas.

O que senti falta é aquele "volume italiano", sabe? Mas bem, em um restaurante as pessoas respeitam umas as outras e preferem a discrição.

Opa! Chegou o prato principal! Chegou a Lasanha!
Por mais apetitosa que pareça! Por mais fome que você tenha... calma! A Lasanha está quente! (eu diria que... fervendo. Então cuidado, não queime a língua)
Deixe que te sirvam, espere e depois deguste.
Aliás, o atendimento, seja do gerente ou dos garçons, demonstra cuidado e atenção.

Ainda tenho que comentar duas coisas:

- há estacionamento. Se você for períodos de baixa temporada, pode estacionar na avenida. É seguro também.
- se você levar crianças, deixe-as experimentar o "Prato Infantil" (filé, arroz ou spaghetti na manteiga e batata sorriso)

Sobre a carta de vinhos, apesar de ser um complemente da refeição, ou um reforço ao prazer de comer, prefiro não comentar. Cada um tem seu gosto, e a Cantina tem todos! O que quero dizer é que o cardápio alcóolico é amplo, e certamente terá o de sua preferência.

A Cantina Pastasciuta passa aquela gostosa sensação de acolhimento que a alma aprecia.


 

A EQUIPE
Sei que não era hora de "bater papo" com a equipe, mas Juliano Narciso contou que a empresa faz questão que o colaborador participe de cursos de atendimento, de vinhos, de gestão de equipe, de relações humanas ... enfim, tudo o que qualifique ainda mais a Cantina Pastasciutta.
Conversei rapidamente com Ana Lúcia da Silva, que há 15 anos trabalha na Cantina Pastasciutta.
Ela conta que no início era bem diferente, só havia um salão mas mesmo assim não havia "moleza"; em períodos de alta temporada, muitas vezes trabalhou até as duas horas da manhã. Hoje ela é responsável pelas sobremesas, pães, cucas e quando é necessário ela vai para o fogão. "Trabalhar aqui é muito bom! Os colegas são muito queridos e divertidos. Mas o divertido mesmo são as festas de final de ano!"

Informações:
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2083 - Centro - Gramado - RS
Telefone: (54) 3286-2131
Horário de Atendimento: Jantar de segunda à domingo das 19h às 24h
Site: http://www.pastasciutta.com.br/