quinta-feira, 26 de abril de 2012

Torre Café Colonial



     O Torre Café Colonial é sinônimo de tradição neste segmento em Gramado/RS; são 36 anos de atividades. Neste perído, cada administração manteve o compromisso em servir os pratos tradicionais do café colonial valorizando a culinária alemã e italiana - etnias que colonizaram a cidade.
     Hoje a casa é administrada por Daniel Soares; sua história em Café Colonial iniciou em 1983, como ele mesmo diz, na "escola de Osmildo Caliari".


     "O Torre", como é carinhosamente chamado, chama atenção inicialmente pela sua arquitetura. Ao entrar e subir as escadas, é impossível não lembrar dos contos de fadas... a princesa, a rainha, o rei, que sobem as escadas!


     As sacadas, distribuídas ao redor do prédio, propiciam uma vista privilegiada.
     O local é considerado um atrativo turístico. É um ponto de referência.



     O ambiente interno recebe o visitante com ar de aconchego.
     As pessoas tem o hábito de se reunir ao redor do fogão a lenha para uma boa conversa, e até quem sabe trocar receitas.





    O local é história e tradição em um só lugar. Certamente em função do acervo fotográfico que apresenta a Gramado antiga; as fotos datam a partir de 1925, quando ainda era comum as ruas ficarem totalmente cobertas de gelo em função das fortes geadas de inverno.




Gastronomia


     O garçom traz a mesa: pães, "schmiers" de frutas da época, rizólis (pastéizinhos), frango a passarinha, lombinho de porco, queijos, salames, polenta frita (crocante por fora e mole por dentro); cuca, bolos, rocambole ... tantas iguarias deliciosas! São mais de 80 variedades entre doces e salgados. A mesa fica realmente farta!
      Para beber há vinhos branco e tinto, suco de uva e café com leite; não deixe de experimentar o chocolate quente... é incomparável!


     Ah! e guarde um "espaço" para a sobremesa. Senão, literalmente, elas serão de encher os olhos! Eu nem fotografei, mas são tortas, musses, cremes... Dá vontade de provar um pouco de tudo.



História


     Dizem que o "Café Colonial" iniciou, obviamente, com as famílias colonizadoras; eram agricultores que produziam e cultivavam tudo o que ia prá mesa. Só há um ítem que acho que estes colonizadores não conheciam, mas foi integrado ao cardápio: o saboroso pão de queijo!


     Qual o melhor horário? Hoje, com o movimento turístico, inclua na agenda no almoço ou jantar.
 
     Quando? sempre que quiser, mas eu recomendo: aproveite o Dia das Mães... o Torre Café Colonial dará desconto de 20% para as Mães.


     Para verificar todo o cardápio da casa e outras informações acesse o www.torrecafecolonial.com.br


Horário de Atendimento:
Diariamente das 11h às 23h


Outras informações importantes:
- Crianças até 5 anos acompanhadas dos pais, não pagam. Crianças de 6 a 10 anos pagam meia.
- Transporte gratuito em Gramado.


Endereço e Contato:
Avenida das Hortênsias, 2174 - Centro - Gramado / RS
Telefones: (54) 3286.1921 /  (54) 9607.0883